Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de março de 2010

Reunião na ABENDE define
Certificação para Alpinismo Industrial

Alpinismo Industrial no reservatório

.....Ainda não há certificação da técnica no país. Mas em reunião realizada na sede da ABENDE, em novembro de 2005, representantes de 17 empresas, entre eles, fabricantes de equipamentos, organismos de treinamento e Petrobras, discutiram a certificação do profissional de acesso com corda ou “alpinismo industrial”. A ABENDE será a entidade certificadora de pessoal para esta atividade no Brasil. A previsão é de que os profissionais sejam certificados pela técnica no país em até um ano, a partir da data do início da atividade. .....Hoje, de acordo com a Petrobras, quem quiser trabalhar com esta técnica precisa se certificar pelo IRATA - Industrial Rope Access Trade Association, Organismo de Certificação da Inglaterra. O acesso com corda pode ser utilizado em vários setores, entre eles, plataformas, navios, indústrias, tanques, entre outros.
.... Utilizando o método, os trabalhadores atuam na limpeza, tratamento e pintura de superfícies, inspeções, instalações de equipamentos e manutenção. É uma técnica opcional de trabalho em altura que combina as mais avançadas técnicas de acesso a locais elevados e em ambientes confinados, utilizando cordas e equipamentos específicos de descida e ascensão, em serviços onde envolva risco de queda e/ou acesso difícil. Possibilita a diminuição no tempo dos trabalhos gerando um aumento de produtividade e diminuição nos custos, tudo de acordo com os padrões de segurança estabelecidos pela Norma Regulamentadora - 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Cada vez mais empresas descobrem o alpinismo industrial como solução rápida e eficiente para prestação de serviços e as empresas do setor cada vez mais adaptam suas técnicas às novas demandas. A manutenção da torre Eiffel, na França, por exemplo, é feita por alpinistas.

Um comentário:

  1. O alpinismo industrial e uma solução rápida e com um custo mais barato para as empresas e com uma remuneração excente para o profissional contratado ou seja todos ganha.

    ResponderExcluir