Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de abril de 2010

curso de engenharia mecânica

CONCEITUAÇÃO DA PROFISSÃO


A Engenharia Mecânica é uma das práticas da Engenharia que se dedica aos processos mecânicos e máquinas em geral; às instalações industriais mecânicas; aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; aos veículos automotores, aos sistemas de produção, transmissão e utilização do calor.

É o engenheiro mecânico o profissional habilitado para o estudo, o planejamento, o projeto e a especificação de máquinas e processos mecânicos, bem como ao estudo da viabilidade técnica e econômica de sua aplicação em uma ou outra situação; as atividades de cada uma das habilitações em Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, etc.) é regulamentado pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de modo a garantir a ética na prática dessa profissão.

Há, na Engenharia Mecânica, duas áreas de formação básicas: a parte que envolve o cálculo da estrutura mecânica que envolve todas as atividades desenvolvidas na profissão (o estudo da resistência dos materiais, a seleção de materiais e de tratamentos térmicos que neles podem ser aplicados, as vibrações que acometem um sistema mecânico em operação, etc.); por outro lado, aquela que envolve a mecânica dos fluídos e o estudo da energia nele contida (a termodinâmica, a transmissão de calor, o estudo das máquinas térmicas, etc.).
Há que se fazer menção, nesse particular, que toda Engenharia, independente da modalidade pretendida, deve conter fundamentos básicos que permitam ao profissional habilitado em certa modalidade ao menos entender certos fenômenos que dizem respeito a uma outra especialidade que não a sua. Por esse motivo, um conjunto de disciplinas auxiliares devem complementar a formação do engenheiro mecânico: fundamentos de Direito, Psicologia Aplicada ao Trabalho, Economia, Administração, Informática, etc., são necessários para uma atuação mais qualificada no mercado de trabalho.

2 comentários:

  1. no meio industrial que me desculpe os outros cursos,mais igual a esse,não tem nenhum outro curso, como diz o o presidente dos estados unidos esse e o cara

    ResponderExcluir
  2. se não fosse pelo fato de que pra se arrumar emprego tem que ter QI seria muito lindo tudo isso...sou técnico de mecânica e não consegui nada na área porque infelizmente não tenho um conhecido pra me ajudar a entrar e não tendo experiência na área fica ainda mais complicado;
    grande abraço a todos da indústria seja ela em que segmento for, principalmente na área mecÂnica. Se souberem de alguma vaga para me ajudar meu email wsmrj@hotmail.com atualmente trabalho com TORQUE , teste hidrostático,corte a frio de tubulação.

    ResponderExcluir