Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de abril de 2010

rov

Operação submarina

Atividade offshore ressente-se de profissionais qualificados em robótica para atuação em serviços de operação e Manutenção. Criado o 1º centro de treinamento em águas profundas

Pesquisa divulgada no ano passado pela Universidade de Stanford (EUA), relacionada à atividade offshore internacional, aponta que na área de robótica submarina cerca de 40% da força de trabalho com experiência deixará o mercado nos próximos cinco a 10 anos. Por outro lado, na análise conduzida pela empresa britânica Douglas Westwood Limited, com foco de negócio centrado na área de energia, o mercado de ROVs (Veículos de Operação Remota) responderá em termos mundiais por um aumento direto da demanda (equipamentos, serviços e pessoal) em torno de 70% no período de 2007-2011, com maior concentração na África e no Brasil.

De acordo com José Ramos Duarte Jr., sócio da RRC Robótica Submarina, empresa com sede em Macaé (RJ) e que acaba de criar o primeiro Centro de Educação em Águas Profundas do país, é importante ressaltar que o estudo da empresa britânica é anterior às recentes descobertas brasileiras anunciadas na camada pré-sal. Como ressalta Ramos, a atividade petrolífera offshore não vive só de tecnologia de ponta voltada às áreas de exploração & produção, englobando aí os serviços de Manutenção. Exige na mesma medida profissional altamente qualificado que, pelos dados citados, já se contabiliza clara carência, sem falar que os profissionais brasileiros, reconhecidos lá fora pela sua grande habilidade na operação de ROVs, vêm em boa parte trocando o mercado interno pelo externo.

“A boa reputação de nossos profissionais na área de robótica submarina, atraídos por ofertas de trabalho mais vantajosas para atuarem no mercado internacional, é fato”, ressalta Ramos Duarte. Com isso, acrescenta, eles passam a ser alvo de contratação por parte de empresas externas o que agrava o problema de falta de mão-de-obra especializada, problema constatado aqui e lá fora. A título de exemplo, segundo Ramos, duas grandes multinacionais que atuam no país estão tendo sérios problemas com a perda de mão-de-obra para concorrentes.

Treinamento especializado – Com a criação do Centro de Educação em Águas Profundas, localizado em sua sede em Macaé, a RRC Robótica oferece treinamento teórico e prático com simuladores de ROV que são uma réplica de sistemas de controle de modelos operados no mercado internacional. Em 118 horas de treinamento (54 horas teóricas e 64 horas práticas), a empresa pode formar um profissional apto a atuar no mercado. Os treinamentos em sistemas de ROV elaborados pela RRC são, inclusive, ministrados na Universidade Corporativa da Petrobras e no Cenpes, o centro de pesquisa da petrolífera brasileira. E, além de treinar profissionais daqui, a empresa passa a receber também pessoal estrangeiro – no ano passado, foi dado treinamento a 10 angolanos, com parte do curso ministrado no país de origem e a prática no Brasil.

Com o mercado brasileiro demandando em 2008 a formação de 60 profissionais em robótica submarina, José Ramos Duarte Jr. afirma que para 2009 projeta-se um aumento de 80% de profissionais para a área. Já em 2010, o crescimento esperado é de 100%.

Recentemente, a empresa assinou contrato de parceria com a norte-americana Perry Slingsby Systems, que irá gerar investimentos na ordem de US$ 3 milhões nos próximos 12 meses no país. O primeiro ato desta parceria foi possibilitar ao mercado brasileiro novos serviços de engenharia submarina, incluindo o fornecimento de ferramentas submarinas operadas por veículos de operação remota e serviços de modelagem de operações submarinas utilizando simuladores profissionais. E, ainda este ano, a RRC também firmará outro acordo internacional para certificação dos profissionais formados em seu centro de treinamento.

Duarte salienta ainda que os treinamentos em ROVs para os profissionais que atuam em operação e Manutenção, apesar de haver uma base similar, têm suas especificidades e precisam ser distintos, tanto que daqui para frente a RRC dará ênfase para a habilitação em serviços de Manutenção.

A linha de treinamento oferecida no Centro de Educação em Águas Profundas da RCC abrange os seguintes tópicos:

• Princípios Básicos de sistema de ROVS
• Veículos de operação remota e seus subsistemas
• Veículos de intervenção mais utilizados no mercado mundial de exploração de petróleo.
• Atividades de Intervenção dos sistemas de ROVS
• Orientação sobre os principais Sistemas de Lançamento utilizados nos sistemas de ROV.
• Sistemas de Manutenção Preventiva para Sistemas de ROV
• Treinamento Operacional com simulação prática em Sistemas de ROV

5 comentários:

  1. a cada dia que passa ganha mais terreno.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu gostaria de saber,com o curso de salvatagem quais as áreas que posso trabalhar.
    E quais chances reais de emprego.
    fico grato desde já.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de obter a mesma resposta do nosso amigo ai em cima (quais as áreas que posso trabalhar com curso salvatagam e huet)

    ResponderExcluir
  4. ola boa noite eu gostaria de saber se esse curso de rov no rcc tem certificado dpc

    ResponderExcluir
  5. Bacana o artigo. Mas que fonte ruinzinha de ler, hein?

    ResponderExcluir