Powered By Blogger

sábado, 3 de abril de 2010

SUPER CONSÓRCIO

Construtoras formam superconsórcio
Jornal do Commercio, Bruno Villas Bôas, 17/jan


Os consórcios formados, um pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, e outro pela Queiroz Galvão, em conjunto com a Samsung e o Estaleiro Aker Promar, uniram-se em um único grande consórcio para concorrer à construção dos maiores navios em licitação na Transpetro, empresa de transportes da Petrobras. A Comissão de Licitação da Transpetro divulgou ontem, durante a sessão pública de recebimento das propostas, a aceitação do pedido de união dos grupos. Os demais concorrentes, que souberam apenas ontem da formação do novo consórcio, afirmaram que irão estudar eventuais recursos administrativos ou até judiciais contra a medida.

As propostas foram recebidas pelo presidente da Comissão de Licitação, Ednardo Fernandes Cardoso e pelos membros da comissão Nilton Gonçalves, Vitor Faria Ramos e Nico Sérgio de Oliveira.

A Transpetro recebeu ofertas de seis dos sete consórcios que permaneceram na disputa dos primeiros 26 petroleiros, de um total de 42 navios que serão encomendados até 2009. Um deles, o estaleiro Rio Grande, do Grupo do empresário Daniel Birman, não compareceu à sessão pública. A data de entrega das propostas foi adiada por três vezes pela estatal. Estima-se que a construção das embarcações demandará mais de US$ 1,9 bilhão e gerará 22 mil empregos apenas na primeira fase.

O novo consórcio anunciado ontem apresentou proposta de construção de petroleiros suezmax e aframax, os maiores do edital da estatal. A união das empresas estava sendo comentada no mercado há alguns meses e gerou desconfiança sobre sua legalidade entre alguns dos concorrentes. Segundo o diretor do Brasfels, Carlos Filipe Rizzo, o departamento jurídico do estaleiro irá analisar a legalidade da medida com base nos termos da pré-qualificação e qualificação da licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário